Como combater a homofobia no ambiente de trabalho!
Antes de mais nada DIZER NÃO a DISCRIMINAÇÃO não tem nada a ver com o politicamente correto ou bondade, é direito, é lei é dever de todos.
Além disso vale um reforço sobre o termo FOBIA – que significa medo exagerado, sensação de terros, pânico, ansiedade e perturbação. É um medo irracional, e totalmente desproporcional ao perigo verdadeiro. A cura está ligada diretamente a causa.
E neste a de se concordar que é a Educação e a falta de conhecimento e convívio com as diferenças. A necessidade de expandir o seu mundo e ampliar o conhecimento do universo que é cada ser humano.
Sim todos que possuem um cérebro são preconceituosos e carregam em sua vivencia os os vieses inconscientes que acabam nos colovando neste mundo cheio de ‘regras’ focadas apenas na ‘moinha vivência’ ou dos padrões estabelecidos como 2, e ponto. Só expandindo o conhecimento seremos capazes de amenizar as ações decorrentes destes prejulgamentos
Nada é melhor do que se COMUNICAR, conversar, dialogar de forma transparente, sincera demosntrando suas fragilidade, erros , imperfeições medos e a abertura para de fato ouvir o que outros tem a dizer sobre o que você não tem vivência ou conhecimento.
Você pode não conhecer o significado, mas dentro de um ambiente corporativo que se preocupa com sua sustentabilidade, dizer que não sabe o que é Discriminação (é lei lembra?) e respeitar falando corretamente o termo LGBTI+ de forma respeitosa é um bom começo.
A oportunidade de explicar e compartilhar com suas pessoas o que significam os termos, a complexidade do ser humano, a importancia das datas e do repsieto aos direitos humanos, minimizam a falta de conhecimento. Podem não trazer a profuncidade, mas iniciam um processo.
Cria a sua estratégia de diversidade, promova rodas de conversas, debates,entre as pessoas. Essas discussões ampliam o conhecimento, esclarem duvidas e minimizam o preconceito. O Fórum de empresas e direitos LGBTI+ é uma organização que promove ações entre empresas e isso serve de inspiração doque e por onde começar.
A promoção de treinamento e palestras apresentando a multiculturalidade e toda a pluralidade do nosso pais e da empresa já é um potimo começo de conversarmos de forma franca, aberta e sincera. A promoção do convício das diferenças é um recurso de quebrar paradgmas e preconceitos que muitas vezes, temos e nem sabemos o porque.
Acima de tudo foque no REPEITO.
Diversidade, equidade e inclusão, não é sobre ACEITAR mas sobre RESPEITAR quem a pessoa de fato é.